Os scanners portáteis são produtos que permitem a digitalização de imagens e documentos, por isso são muito requeridos atualmente.
Nos últimos anos, as novas tecnologias provocaram uma diminuição na quantidade de documentos físicos necessários, mas a digitalização se tornou cada vez mais importante.
Apesar de ser possível digitalizar documentos com o smartphone, não é possível obter uma alta qualidade e nem a praticidade que um digitalizador portátil te proporciona.
Além da rapidez e agilidade, esse item pode ser transportado facilmente para qualquer lugar. Você pode copiar livros, documentos e imagens, em formatos diversos e sem precisar gastar dinheiro e nem se deslocar para isso.
A resolução elevada e a conectividade versátil são mais duas características importantes nesses aparelhos.
Isso faz com que esses aparelhos sejam indispensáveis para estudantes e também para empresas.
No entanto, a escolha do aparelho deve estar de acordo com as necessidades de cada indivíduo ou local.
Então, este guia de compras vai te ajudar a comprar melhor o modelo ideal e, ainda vai te mostrar quais são os melhores scanners portáteis do momento para você comprar e não se arrepender.
Melhores Scanners Portáteis de 2024
Brother ADS1700W | Melhor Scanner Portátil | R$ 1.585,74 na Amazon | |
Epson WorkForce ES-50 | Melhor Custo-Benefício | 20% OFFR$ 766,66 na Amazon | |
Epson WorkForce ES-300W | Melhor Scanner Portátil Wireless | Verificar disponibilidade | |
I.R.I.S. IRIScan Book 5 | Melhor Scanner Portátil de Livros e Revistas | Verificar disponibilidade | |
Fujitsu ScanSnap S1300i | Melhor Scanner Portátil para Cartões | Verificar disponibilidade | |
Epson WorkForce ES-200 | Melhor Scanner Portátil para Digitalizar Documentos | Verificar disponibilidade |
O que são os scanners portáteis?
Os scanners portáteis são aparelhos que podem ser transportados facilmente e, servem basicamente para digitalizar imagens e documentos, transformando-os de formato físico para digital.
Em geral, os aparelhos são pequenos e leves, mas existem diversos modelos, com características que variam bastante.
O que importa é que para quem precisa digitalizar imagens com frequência, esses aparelhos fazem um excelente trabalho.
Conheça também: As melhores laminadoras para proteger seus documentos!
Por que vale a pena investir em um digitalizador portátil?
Como já foi dito, os scanners portáteis são itens que permitem a digitalização de documentos de maneira rápida e eficiente.
De maneira prática, é possível substituir facilmente uma grande quantidade de papel por documentos em formato eletrônico, economizando bastante espaço.
Com esses aparelhos, você digitaliza documentos de maneira prática, rápida e sem limite de quantidade. Você só vai precisar de uma memória digital ampla para armazenar os arquivos.
Esses são equipamentos essenciais para todo mundo que precisa digitalizar algum documento, sobretudo estudantes, empresas e escritórios em geral.
A boa organização é mais um benefício desses aparelhos, pois é bem mais fácil criar pastas de arquivos bem organizadas em um dispositivo eletrônico.
Sempre que precisar, basta dar uma busca pelo nome do arquivo para encontrar em poucos segundos.
Quem deveria ter um scanner portátil?
Os scanners portáteis são muito úteis em ambientes diversos, como escritórios, assim como para profissionais de diversas áreas, incluindo advogados, jornalistas, e todos aqueles que estão em home office.
Mesmo que você precise de documentos importantes, precise digitalizar um contrato ou imagens de qualquer tipo, você consegue fazer isso em qualquer lugar sem dificuldades.
Além disso, o scanner portátil é um equipamento muito útil para quem trabalha com design gráfico e com fotografias, e que precisa de cópias de imagens digitalizadas.
Estudantes e professores também se beneficiam desse tipo de produto porque é possível digitalizar páginas de livros de maneira simples e rápida. Isso inclusive elimina a necessidade de se transportar livros pesados na mochila.
Fatores de comparação entre os scanners portáteis
Scanners portáteis são produtos práticos e muito eficientes, mas que possuem variações entre os modelos.
Então, você precisa saber como escolher o modelo que melhor atenda às suas necessidades. Para isso, lembre-se de comprar as seguintes especificações:
Finalidade
Assim como para vários produtos que você pretenda adquirir, o primeiro passo para a escolha do modelo ideal, é determinar qual é a finalidade do item.
Para o que você pretende utilizar o scanner portátil e quais são as suas necessidades em relação a ele?
Para começar, se você quiser digitalizar folhas soltas, os modelos com alimentador de folhas são indicados.
Mas para quem deseja digitalizar principalmente páginas de livros, é melhor usar um scanner de mão.
Ademais, considere o tipo de arquivos. Isso porque para a digitalização de imagens, é preciso investir em um modelo que tenha melhor resolução.
A frequência de uso também é algo importante para a escolha do modelo que você precisa.
Tipo de scanner
Com o aumento da demanda por modelos de scanners portáteis, surgiram modelos diferentes. Então, você deve saber quais são os principais e as suas indicações.
Scanner portátil de mão
Esse é um modelo compacto e prático, indicado principalmente para quem costuma digitalizar as páginas de um livro.
Isso porque basta passar o produto sobre o documento a ser digitalizado. Mas para obter bons resultados, é preciso ter calma e não realizar movimentos bruscos.
O modelo é recomendado para uso pessoal, por estudantes ou pessoas que utilizam com baixa frequência.
Scanner com alimentador de folhas
Os scanners portáteis com alimentador de folhas são ótimos para pessoas que precisam digitalizar documentos soltos.
Isso porque basta pegar a folha na mão e então inserir no alimentador. A partir disso o equipamento faz todo o trabalho necessário, sem que você tenha que se preocupar com tremores ou algo assim.
Esse é um modelo muito indicado para empresas e profissionais liberais que lidam com documentações com frequência.
Mas é preciso ter atenção porque além de ser maior, esse modelo não funciona para a digitalização de livros.
Tamanho e peso
Scanners portáteis são feitos para serem transportados, mas ainda assim existem variações no peso e tamanho dos produtos.
Se você precisa transportar o produto, o peso deve ser considerado. Existem modelos que vão de pouco mais do que 200 gramas, até os que pesam 1,5 quilos. Por isso, avalie bem as suas necessidades.
Não se esqueça de analisar também as medidas do produto, para que ele caiba bem no seu ambiente de trabalho ou até mesmo em uma mochila, ou bolsa.
Resolução
A resolução ótica é mais uma entre as características mais importantes nos scanners portáteis, pois se refere à quantidade de pontos que ele pode reconhecer.
Essa especificação é geralmente expressa em pontos por polegada, dots per inch (dpi), em inglês.
Resoluções próximas a 600 dpi são boas para materiais que serão impressos. Mas no caso de quem trabalha com design gráfico ou fotografia, o melhor é investir em scanners fotográficos, de alta resolução.
Formatos de digitalização
Por mais que haja uma semelhança na função dos scanners portáteis, você precisa observar os formatos de arquivos aceitos em cada modelo.
A maioria trabalha com JPG, JPEG e PNG, além da conversão para PDF. No entanto, há modelos que permitem a conversão automática para ePUB, um tipo de livro eletrônico.
Velocidade
Quem deseja adquirir um scanner portátil, geralmente busca por um processo rápido e extremamente prático.
Por isso, a velocidade de digitalização é algo muito importante, sobretudo para quem tem demanda elevada.
Essa característica é geralmente expressa em páginas por minuto (ppm). Enquanto os mais simples têm velocidade de 8 ppm, os mais avançados chegam a até 25 ppm.
Digitalização frente e verso
A digitalização duplex é uma característica que torna o scanner muito mais versátil e eficiente, pois torna possível escanear frente e verso de uma só vez.
Essa opção costuma ser disponibilizada apenas nos modelos mais sofisticados, mas dependendo da sua demanda, vale a pena o investimento.
Conectividade Wi-Fi
Hoje em dia, a maior parte dos modelos de scanners portáteis possui conexão USB para a transferência direta dos arquivos para um computador.
Por mais que essa seja uma conexão eficiente e simples, ainda assim é preciso usar um cabo, que limita a movimentação.
Por isso, se você quer um produto que seja mais eficiente e mais simples de se utilizar, prefira os modelos que contam com a função Wi-Fi.
Alimentador automático
Alimentador Automático de Documento ou ADF (Automatic Document Feeder) ajuda muito na eficiência porque permite que o usuário coloque várias folhas simultaneamente e, assim, o scanner faz todo o resto do trabalho sozinho.
Em geral, essa capacidade varia entre 10 e 20 folhas, o que ajuda bastante em alguns casos. No entanto, isso torna o produto mais pesado.
Modelos portáteis com bateria
Basicamente, você vai encontrar quatro formas de alimentação dos scanners portáteis: eletricidade, USB, pilha ou bateria.
O USB é mais comum nos modelos atuais, mas requer uma conexão por fio ao computador, algo que limita bastante o uso em vários casos.
As pilhas são muito práticas nesse caso, mas geram custo elevado e lixo. Podem te deixar na mão. Por isso, os modelos à bateria são muito práticos.
Esses não necessitam de fios e a bateria pode ser recarregada facilmente sem nenhum problema.
Armazenamento
Alguns modelos possuem armazenamento interno, o que os torna independentes do computador, visto que podem funcionar independentemente.
Nesse caso, há a possibilidade de armazenar os arquivos em nuvem, sendo que para isso precisam de uma rede Wi-Fi disponível. O armazenamento em cartões micro SD também está disponível em alguns modelos.
Conheça os melhores scanners portáteis para as suas necessidades
Scanners portáteis são itens muito práticos e que oferecem diversos benefícios aos usuários, mas apresentam algumas variações importantes.
Por isso você deve ter atenção às principais características para fazer uma boa escolha. Mas se ainda estiver em dúvidas sobre qual modelo comprar, veja a seguir quais são os melhores scanners portáteis de 2024.
1. Brother ADS1700W
Melhor Scanner Portátil
- Resolução Ótica: 600 DPI
- Dimensões: 20,1 x 30 x 8,3 cm (A x L x P)
- Alimentador Automático: 20 folhas
O scanner portátil Brother é um modelo com capacidade para digitalização duplex com uma velocidade muito boa.
Por isso é um modelo eficiente, com capacidade para até vinte folhas, o que torna o produto ainda mais prático e eficiente.
A conexão via Wi-Fi elimina a necessidade de cabos, o que torna ainda mais simples o uso. E por meio da tela LCD de touchscreen você pode fazer as configurações facilmente.
A entrada para cartão SD permite o armazenamento das imagens digitalizadas de forma simples e rápida.
Mas antes de comprar, considere que este é um modelo portátil vertical com capacidade reduzida. Além disso, o fato de contar com alimentação apenas de tomada, tem uso restrito.
2. Epson WorkForce ES-50
Melhor Custo-Benefício
- Peso: 270 g
- Dimensões: 4,7 x 27,2 x 3,3 cm (A x L x P)
- Resolução Ótica: 600 DPI
O scanner portátil de documentos WorkForce ES-50 é fabricado pela Epson, uma das marcas mais reconhecidas quando o assunto é a digitalização e impressão de documentos e imagens.
Com apenas 270 gramas de peso, este é um modelo de alta eficiência que te acompanha onde você for. Ele escaneia e salva documentos.
Com boas especificações, este é um modelo com custo reduzido quando consideramos sua qualidade e eficiência.
É um bom modelo para quem precisa de um produto eficiente e que proporcione bons resultados em digitalizações.
3. Epson WorkForce ES-300W
Melhor Scanner Portátil Wireless
- Peso: 1,3 kg
- Dimensões: 8,8 x 28,8 x 6,7 cm (A x L x P)
- Resolução Ótica: 600 DPI
Este é mais um entre os melhores scanners portáteis da Epson, sendo um ótimo equipamento com tecnologia wireless que o torna ainda mais prático.
A velocidade é um dos principais atributos, visto que ele é capaz de fazer uma página em apenas 2,4 segundos.
Por mais que ele seja um pouco mais pesado do que outros semelhantes, ele é altamente eficiente e possui mais do que uma fonte de energia, o que é ótimo.
Ademais, mesmo que seja um pouco mais caro, o investimento compensa para pessoas que possuem demanda elevada.
4. I.R.I.S. IRIScan Book 5 458743
Melhor Scanner Portátil de Livros e Revistas
- Resolução: 300/600/1200 DPI
- Vida útil da bateria de cerca de 100 páginas de tamanho A4 em cores a 300 DPI
- Funciona com cartões microSD e microSDHC de até 32 GB
IRIScan Book 5 é um scanner a cores excelente para quem precisa digitalizar livros e revistas com boa resolução.
Com bateria interna, é possível digitalizar facilmente documentos onde você estiver e sem depender de uma fonte externa.
Para utilizar, basta movimentar o equipamento sobre o livro, sendo que o design simples ajuda a deixar este trabalho bem mais fácil.
Leva apenas dois segundos para digitalizar uma página inteira a cores. E por meio da tela LCD é possível ajustar facilmente as configurações do aparelho.
O salvamento automático em cartão de memória é mais um dos atributos deste equipamento, que trabalha com arquivos nos formatos JPEG e PDF.
5. Fujitsu ScanSnap S1300i
Melhor Scanner Portátil para Cartões
- Digitalização duplex
- Resolução ótica: 600 DPI
- Capacidade da bandeja: máximo de 10 folhas (A4, 80 g/m²)
O Scanner ScanSnap S1300i é um modelo de qualidade, com características que o tornam um equipamento excelente tanto para casa quanto para empresas.
Basta um toque para digitalizar documentos de maneira simples e rápida. E ele pode ser usado para a digitalização sem fio por meio de dispositivos Apple, como iPad e iPhone.
Pelo app ScanSnap Connect Application, fica fácil visualizar os arquivos obtidos. Inclusive, há suporte para a detecção de partes realçadas nos documentos.
6. Epson WorkForce ES-200
Melhor Scanner Portátil para Digitalizar Documentos
- Digitalização duplex
- Capacidade bandeja: até 20 páginas
- Velocidade: Até 25 ppm / 50 ipm²
O scanner portátil WorkForce ES-200 colorido da Epson é um aparelho com boa performance, que beneficia empresas e também profissionais que precisam se movimentar com o equipamento.
Seja dentro do escritório ou na rua, você sempre poderá digitalizar documentos com alta eficiência e resolução de até 1200 DPI.
O alimentador automático para até 20 páginas aumenta ainda mais a eficiência do aparelho, fazendo com que ele seja um dos mais rápidos da categoria, que chega a até 25 ppm.
O modelo tem capacidade também para digitalizar documentos frente e verso rapidamente e ainda enviar diretamente para os sistemas de armazenamento em nuvem.
Por fim, vale falar ainda que este modelo possui duas formas de alimentação: via tomada comum ou USB.
Conclusão
Scanners portáteis são alternativas práticas e baratas para digitalizar documentos onde você estiver.
No entanto, os modelos não são todos idênticos e, é preciso conhecer as suas necessidades específicas para conseguir comprar o produto ideal.
Neste artigo você conheceu os melhores scanners portáteis do momento. Agora basta dar uma olhada na lista novamente e escolher aquele que melhor atende à sua demanda.
Dica: Gostou dos modelos de scanners portáteis que mostramos, mas prefere um modelo para a casa ou escritório? Então confira os melhores scanners de mesa.