Anunciado inicialmente como um projeto no Kickstarter, confira agora a nossa review do recém-lançado Maono PD400X, um dos microfones mais versáteis e completos que já testamos por aqui.
Review Maono PD400X
Maono PD400X
$169.99 (R$ 916,42)
Pontos Positivos
- Excelente custo benefício
- Microfone versátil, com USB e XLR
- Boa qualidade de construção
- Plug & play
- Software fácil de usar
- Boa captação
Pontos Negativos
- Software poderia ter suporte a fazer gravações
Veredito Final: A definição perfeita de microfone com bom custo benefício!
A Maono fez um excelente trabalho no desenvolvimento do PD400X, entregando um microfone dinâmico com bom acabamento, um software que está refinado até então (mas esperamos que melhore ainda mais no futuro) e uma dupla conectividade que realmente funciona atendendo tanto aos usuários iniciantes quanto os mais avançados.
O que vem na caixa?
A primeira coisa que gostaríamos de elogiar aqui é a preocupação da Maono em entregar embalagens realmente boas e que entreguem uma experiência satisfatória em seus produtos.
O PD400X vem em uma caixa relativamente grande e dentro dela encontramos o microfone, um suporte para utilizar ele na mesa, os cabos para fazer a conexão através do USB-C e XRL e por fim uma windscreen cap para utilizar no microfone.
Especificações Técnicas do Maono PD400X
Tipo | Dinâmico |
Perfil | Polar cardióide |
Qualidade de áudio | 24bits/48kHz |
Conectividade | USB-C e XLR |
Acessórios | Suporte de mesa Windscreen cap |
Monitoramento | Através de cabo P2 sem latência |
Software próprio | Maono Link |
Compatibilidade | PC, Mac e dispositivos Android |
Mais detalhes | Ver especificações completas do Maono PD400X |
Design e Construção
O Maono PD400X é um microfone dinâmico que utiliza um padrão cardioide com boa captação na parte frontal do microfone, tentando rejeitar os sons na parte traseira.
Sua construção é inteiramente em metal, o que deixa o produto bem mais durável e resistente.
Sua base é bem compacta e apesar de manter o microfone bem estável na mesa, recomendamos que utilize ele em um suporte como o Maono B01, pois assim ele fica mais suspenso e não capta tanto ruídos externos como batidas na mesa, barulho das teclas enquanto digita, etc.
O microfone adota um visual bem minimalista, mesclando entre preto fosco e preto brilhante em alguns detalhes. Ele vem com um botão touch com LED que alterna entre verde e vermelho, indicando se o microfone está mutado ou não.
Além disso, logo abaixo do LED temos um botão giratório 3 em 1 que tem o papel de controlar o ganho do microfone, o volume do headset conectado e fazer um mix de áudio entre a entrada de áudio do microfone e do computador/notebook conectado quando utilizando a porta USB-C.
E por fim, na parte inferior do Maono PD400X temos acesso a uma porta USB-C, uma porta XLR e uma entrada P2 para headset/fone de ouvido, além de um botão para alternar entre os 4 modos de equalização que trataremos mais adiante.
Conectividade
No quesito conectividade, o Maono PD400X é um microfone bem versátil.
É possível utilizar ele tanto através da conexão USB-C ligado diretamente no seu computador, quanto da conexão XLR ligado a uma mesa de som como o Maonocaster E2 por exemplo.
Além disso, na junto com as portas também temos uma entrada P2 para fazer o monitoramento em tempo real do áudio sem latência.
Vale comentar que quando utilizado através do USB-C conectado direto no PC, é possível utilizar o aplicativo Maono Link para poder ter acesso a funções avançadas no microfone. O App está disponível para PC, Mac e Android onde, infelizmente ainda não temos compatibilidade com os iPhones mais novos.
Infelizmente quando utilizado via cabo XLR e conectado a uma mesa de mixagem, o microfone não é reconhecido pelo software.
Vale destacar a qualidade dos cabos enviados junto com o produto, que tem 4mm de espessura para o cabo USB-C e 6mm para o cabo XLR.
O cabo USB-C ainda vem com um adaptador embutido para conectar uma das pontas em uma entrada USB-A também.
Desempenho
A captação do microfone é boa mas, como esperado de um microfone dinâmico, é necessário falar mais direcionado para ele (de preferência a um palmo de distância mais ou menos) pois senão ele capta ruídos externos.
Mesmo sendo essa a distância que recomendamos a você utilizar o microfone, é possível alterar a distância de captação através de configurações no software Maono Link.
O que nos deixou mais satisfeitos ao testar o Maono PD400X é a versatilidade que esse microfone consegue entregar pelo preço pago.
Ao utilizar a conexão USB-C para conectar o microfone ao seu dispositivo e ter acesso ao aplicativo, o PD400X se torna uma excelente ferramenta para quem não tem muita experiência com gravação de áudio.
Como o software é bem simples e fácil de usar, mesmo usuários inexperientes vão conseguir obter resultados muito bons com o microfone.
Por outro lado, se você for um usuário mais avançado e está em busca de mais configurações e ajustes, pode conectar o microfone a uma mesa de mixagem usando a porta XLR.
Dessa forma, o microfone prova a sua versatilidade atendendo muito bem a dois casos totalmente diferentes.
O Maono PD400X ainda conta com bons recursos que facilitam a sua utilização no dia a dia.
Um exemplo desses é a tecnologia Tap to mute, que consiste em um botão touch com LED bem visível no microfone, assim é fácil de mutar e desmutar o microfone, bastando tocar no botão uma única vez.
Outro desses itens que merecem destaque é o botão giratório presente no corpo do microfone. Ele permite alterar o volume do headset, o ganho do microfone e a controlar o volume do áudio mixado entre a entrada do microfone e do computador.
No próprio microfone ainda é possível alterar entre 4 tipos pré-definidos de equalização, sendo eles:
- Flat: Sem equalização;
- High-pass Filter: É um filtro passa alta onde são cortados os graves do áudio;
- Presence Boost: Para reforçar os médios;
- HPF & Presence Boost: Uma combinação dos dois anteriores, cortando os graves e reforçando os médios.
Apesar de cada uso ter um filtro adequado, para gravações de voz como podcast, vídeos e conteúdo para o Youtube e redes sociais, sentimos que utilizar o filtro Flat foi uma melhor opção.
É importante conectar um fone de ouvido ao microfone (através da conexão P2) e ir testando os filtros em tempo real para identificar qual a melhor escolha para o seu uso.
Já dissemos isso aqui no artigo, mas reforçamos novamente: indicamos a aquisição de um suporte de microfone para evitar que o microfone capte ruídos de fundo como batidas na mesa por exemplo.
Software
Como comentamos acima, o software só vai reconhecer o microfone se ele estiver conectado diretamente via USB no seu dispositivo, mas atendendo a esse quesito, a utilização do software é bem simples e fácil de usar.
A interface do Maono Link é dividida entre duas abas sendo elas a aba Standard destinada a quem quer algo mais simples e fácil de usar e a aba Advanced a indicada para quem quer ter mais personalização e opções de ajustes.
Em ambas as abas temos o controle do volume do headset conectado ao microfone e ao mix de monitoramento entre o áudio do microfone e do computador, bem como acesso rápido para mutar o microfone através do próprio software.
A partir disso, na aba Standard, conseguimos alterar o tom da voz captada e regular a distância que esperamos o usar do microfone.
Dentre as opções que o software possui, temos:
- Deep: Temos um áudio mais grave cortando os médios e agudos;
- Natural: Se aproxima mais do Flat, como se não tivesse equalização.
- Bright: Deixa o áudio mais agudo e com mais presença;
- Legacy: Não encontramos uma definição para o modo Legacy no manual mas ele parece ser uma versão ligeiramente melhorada e com mais presença do modo natural.
Já para a distância, o software sugere o uso do microfone em 3 distâncias diferentes partindo do Near para o Far, conforme descrito abaixo:
- Near: Uso de 5 a 10cm de distância;
- Mid: De 11 a 30cm de distância;
- Far: 31 a 60 cm de distância.
O software vai dando um ganho na cápsula do Maono PD400X conforme você for aumentando do near pro far. Em nossos testes, gostamos de utilizar o tom na configuração Bright e a distância em Mid.
Já partindo para a aba avançada podemos alterar o ganho do microfone, bem como fazer ajustes mais avançados configurando limitadores e compressores de áudio.
É um software bem básico e realmente sentimos falta de um aplicativo de gravação integrado, para poder tanto configurar o microfone quanto fazer gravações através dele.
Vale o comentário aqui também que o Maono Link é extremamente parecido com o ShurePlus Motiv, o software de Shure para seus microfones.
Testes Práticos com o Maono PD400X
O software utilizado para fazer as gravações foi o Audacity e elas foram feitas em nosso escritório, com ruídos de teclado e pessoas transitando ao fundo.
Esse é o nosso texto de teste no modo X para avaliar a qualidade do microfone dinâmico Maono PD400X, um modelo versátil que conta com uma porta USB-C e outra XLR.
Microfone PD400X (Modo deep):
Microfone PD400X (Modo natural):
Microfone PD400X (Modo bright):
Conteúdo produzido para o nosso Instagram
Os últimos reels que temos produzido para o nosso perfil do instagram (@recomenda360) foram todos utilizando o Maono PD400X.
Concorrentes
Um dos principais atrativos do PD400X da Maono é o seu custo benefício, já que o preço do microfone fica na faixa dos $170 (cerca de R$915 na cotação atual no momento em que escrevemos esse artigo).
Com os recursos que possui e nessa faixa de preço, ele acaba sendo uma opção bem interessante quando comparado aos seus concorrentes, que custam bem mais.
Dentre os principais concorrentes desse modelo, o Shure MV7 certamente está no topo da lista, entregando um microfone bem mais caro, com software e ajustes similares mas ainda utilizando a obsoleta entrada Micro USB.
O Samson Q9U é outro modelo muito recomendado nessa faixa de preço e apesar de ser ter dupla conectividade também, peca em não oferecer um software a parte como o PD400X oferece.
Veredito Final: Vale a pena comprar o Maono PD400X?
O microfone dinâmico Maono PD400x é sem dúvida uma excelente aquisição para quem quer um equipamento para trabalhar com com criação de conteúdo em áudio para podcasts, redes sociais ou Youtube.
A versatilidade do microfone é incrível e permite que tanto usuários avançados quanto iniciantes obtenham ótimas gravações usando ele.
Sua qualidade de construção robusta e durável em conjunto com sua dupla conectividade o tornam um microfone multifuncional que pode ser utilizado para atender várias necessidades.
Ficamos um pouco desapontados com o software por ele não vir com um aplicativo de gravação embutido mas esperamos que a Maono adicione essa funcionalidade no futuro.
Seu custo benefício o coloca em um patamar bem interessante, batendo de frente com concorrentes bem consolidados nesse mercado como o Shure MV7 e o Samson Q9U.